Ícone da Semana – Carlota Joaquina

O Ícones da História volta com mais um personagem nesta quarta, dessa vez com a “atrevida” Carlota Joaquina de Bourbon, que nasceu na Espanha, foi Rainha Consorte de Portugal e Imperatriz do Brasil, uma mulher que não tinha medo de buscar seus desejos, principalmente os gananciosos, chegando a conspirar inúmeras vezes contra seu “amado” marido D. João Maria de Bragança, que ainda não era o chamado D. João VI, vamos para a vida deste ícone que foi uma vilã para alguns, pois depende do ponto de vista ser uma heroína ou vilã na opinião dos Detetives da História .

Carlota Joaquina (1775-1830) foi Rainha de Portugal. Infanta na Espanha, Infanta Consorte de Portugal, Princesa e Rainha Consorte de Portugal e Imperatriz do Brasil.

Carlota Joaquina (1775-1830) nasceu em Aranjuez, na Espanha, no dia 25 de abril. Filha de Carlos IV e de D. Maria Luisa de Parma, Reis da Espanha. Em 08 de maio de 1785, com apenas 10 anos, teve seu casamento arranjado com D. João, filho de D. Maria I e Pedro III, para selar a amizade entre Portugal e Espanha. Em 1788 D. João começa a governar Portugal, em consequência da insanidade mental de sua mãe.

Carlota Joaquina, fiel às origens espanholas, mantinha-se favorável à Espanha. Durante a Revolução Francesa, conspirou contra o trono de Portugal. D. João só se tornou Príncipe Regente a partir de 1799 e Carlota Joaquina tentou assumir a regência, acusando D. João de inábil e incompetente. O casal teve oito filhos, Maria Tereza, Maria Isabel, Maria Francisca, Pedro de Alcântara, Isabel Maria, Miguel, Maria Assunção e Ana de Jesus.

Carlota Joaquina vivia no Palácio de Queluz, enquanto D. João se instalava do Palácio de Mafra. Em setembro de 1806, Napoleão mandou avisar a D. João: ou Portugal fechava os portos à Inglaterra ou a França invadiria o Reino. No dia 29 de novembro de 1807, a Família Real prepara-se para embarcar em direção ao Brasil. D. João, Dona Carlota, seus filhos, a Rainha D. Maria e todos os parentes. A Família Real chega ao Rio de janeiro no dia 7 de março de 1808.

A relação do casal de príncipes não havia melhorado, D. Carlota sentia-se frustada por ter se afastado da Europa. A resistência de D. João de mantê-la afastada dos negócios de Estado, contrariava ainda mais seu temperamento forte. Vestia-se com suntuosidade e exigias que à sua passagem todos se ajoelhassem. Preferiu morar longe do marido e só eram vistos juntos em solenidades públicas.

Em 6 de fevereiro de 1818, D. João foi coroado Rei de Portugal e Carlota Joaquina Rainha Consorte. Com a Espanha em poder de Napoleão, Carlota Joaquina ambicionava estender seus domínios à colônias espanholas do Prata. O projeto fracassou e em 1821 a Província Cisplatina foi anexada ao Brasil.

Em 1821, a Revolução Liberal do Porto exigia a volta da Família Real, Carlota insistia no retorno imediato da corte à Europa. D. João jurou a Constituição que iria ser redigida em Portugal e no dia 26 de abril a família parte para Lisboa. Ao chegar D. Carlota tira os sapatos, esfrega nas pedras do porto e afirma que “Nem nos sapatos quero lembrança do Brasil”.

De regresso a Portugal, manifestou-se contrária ao regime constitucional e por isso teve cassada a cidadania portuguesa. Confinada na quinta do Ramalhão, conspirou para a volta do absolutismo. Com a morte do marido, levou o filho D. Miguel, a se apoderar da coroa, que lhe seria tirada posteriormente por D. Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal).

Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon, morreu em Lisboa, no palácio de Queluz, em 7 de janeiro de 1830.

 

fonte: e-biografias

por: DetetivesDaHistoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s