Ícone da Semana – Rousseau

 

Ele foi um dos mais importantes filósofos iluministas, era teórico político e escritorNasceu em 28 de junho de 1712 em Genebra na Suíça e morreu no dia 2 de julho de 1778 em Ermenoville (cidade françesa).

 

É considerado um dos principais iluministas franceses,  suas idéias serviram de base para a Revolução Francesa e por ser mais um iluminado com as luzes da razão ganhou seu posto aqui em mais uma edição do Ícones da História, nós Detetives da História temos a honra de apresentar vida e obra de mais um notável ícone, seu nome?

 

Jean-Jacques Rousseau .

– ” O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe.”

 

 

Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo paium relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do paiNa adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.

No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adultacomeçou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.

No ano de 1762Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiososRefugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.

 

De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.

Escreveu, além de estudos políticosromances e ensaios sobre educaçãoreligião e literaturaSua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração.

Afirma também que a sociedade funciona como um pacto socialonde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

 

Fonte: suapesquisa.com

 

Por: DetetivesDaHistoria

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s