Ícone da Semana – Montesquieu

 

Ele era contra o absolutismo, fez várias críticas ao clero católico, principalmente, sobre seu poder e interferência política, defendia aspectos democráticos de governo e o respeito as leis, defendia a divisão do poder em três: ExecutivoLegislativo e Judiciário, seu nome completo era Charles-Louis de Secondatt ou simplesmente Charles de Montesquieu e ele é mais um ícone das nossas edições especiais iluminadas, ele é o nosso Ícone da História desta semana.

 

Ele tinha frases famosas:

-“Um governo precisa apenas vagamente o que a traição é, e vai contribuir para o despotismo”.

-“Leis inúteis enfraquecem as leis necessárias.”

 

 

Montesquieu (1689-1755) foi pensador e escritor francês sobre ideias políticas. Criou o da modelo dos três poderes que estão presentes na democracia representativa ocidental. É um dos grandes representantes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau.

Charles de Montesquieu nasceu no castelo de La Brède, perto de Bordeaux. Antes de se interessar por filosofia política, estudou filosofia natural.

Aos 27 anos, escreveu uma dissertação sobre política dos romanos na religião. Também escreveu sobre ciências naturais e sobre doenças.

Entrou para a Academia Francesa e viajou pela Europa. Morou dois anos na Inglaterra, quando tomou contato com as ideias liberais naquele país. Fez parte da Academia Real de Londres e da Academia Real de Ciências de Berlim.

Montesquieu era defensor da liberdade religiosa, embora não fosse religioso. Porém, criticava os abusos da igreja, o que registrou no livro “Letras Persas” (1721).

O livro mais famoso de Montesquieu foi “Espírito das Leis” (1748), onde defendeu que toda forma de governo deveria obedecer às leis e não à vontade do monarca e da religião. Elaborou nessa obra a divisão que existe em todos os governos liberais e democráticos: os poderes judiciário, legislativo e executivo. Os poderes deveriam também vigiar uns aos outros para a preservação da democracia.

Os escritos de Montesquieu inspiraram a constituição norte-americana.

 

Fonte: suapesquisa.com  e  e-biografias.com

 

Por: DetetivesDaHistoria

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s