Mini-glossário essencial

 

Abaixo segue um mini-glossário preparado por nós, Detetives, que é essencial para a compreensão da de muitos temas históricos, são conceitos indispensáveis que, quando assimilados, facilitam no entendimento:

 

 

Monarquia: É uma forma de governo no qual o seu governante permanece como chefe de Estado de forma vitalícia, continuada, até sua morte ou abdicação. Há o conceito de  poder hereditário, ou seja, o trono é passado de pai para filho.

República: É uma forma de governo onde um representante, o presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe do Estado, podendo ou não acumular com o poder executivo.

Absolutismo: Doutrina ou regime político caracterizado pela concentração de todos os poderes estatais numa só pessoa.

Mercantilismo: Doutrina econômica que se baseava na convicção de que a riqueza e o poder de um país dependiam da quantidade de metais preciosos que conseguia acumular.

Liberalismo: Conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

Constituição: É a norma fundamental de organização do Estado e de seu povo, que tem como objetivo: Estruturar e delimitar o poder político do Estado e garantir direitos fundamentais ao povo.

Democracia: É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes através do voto.

Cidadania: Conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade.

Iluminismo: Foi um movimento político-cultural que expressou as necessidades e anseios da sociedade burguesa. Movimento esse que denunciava erros e vícios do Antigo Regime.

Burguesia: É uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os responsáveis pela produção. Burguesia são as pessoas que não fazem trabalho braçal.

Ditadura: É um tipo de governo, onde o ditador possui poder e autoridade absoluta. Não existe a participação da população em decisões.

 

Fontes:

InfoEscola.com

knoow.net

passeiweb.com

significados.com.br

 

Por: DetetivesdaHistória

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s