Invenção da Semana – Tear Mecânico

 

A invenção desta semana é, sem dúvidas, um dos símbolos mais importantes da Revolução Industrial, um símbolo que naquela época exalava tecnologia, juntamente com a máquina a vapor, chegando a ser considerado uma das primeiras fagulhas sobre a I.A., a Inteligência Artificial, é com grande honra que nós Detetives da História apresentamos o tear mecânico.

 

 

Paradoxalmente, a história do tear vincula-se a dois fracassos.

Edmund Cartwright (1743-1823), inventor inglês do primeiro tear mecânico, fracassou no seu intento de comercializar industrialmente as máquinas que criara.

Outros, entretanto, obtiveram sucesso, como o francês Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), que inventou, em 1801, um sistema de automatizar a tecelagem por meio de cartões perfurados que serviam de guia para a máquina tecer os padrões de cores dos brocados de seda produzidos.

Foi para fábricas têxteis como esta que Goya criou uma série de tapetes de grande beleza. Inspirado no tear de Jacquard, o matemático inglês Charles Babbage (1792-1871) projetou, em 1822, uma máquina analítica precursora dos primeiros computadores. Esta usava os cartões perfurados como mecanismo de entrada e saída de dados.

Porém, o projeto de Babbage, que exigia peças de alta precisão para a época, não foi adiante.

Melhor sorte teve o contador norte-americano Herman Hollerith (1860-1929), fundador da International Business Machine (IBM), que aplicou o sistema Jacquard-Babbage nas máquinas de calcular utilizadas no censo de 1890 dos Estados Unidos, três vezes mais rápidas que as calculadoras existentes até então.

A era dos computadores velozes estava apenas dando os primeiros passos.

 

Fonte: discursus.com

 

Por: DetetivesDaHistoria

 

Deixe um comentário