10 Curiosidades Históricas do Brasil

 

 

O francês Pierre Lesdain foi recebido como herói em São Paulo, em 1908. Pela primeira vez um carro unia o Rio à capital paulista. A viagem durou 36 dias.

O poeta Gregório de Matos pediu que dois padres visitassem seu leito de morte. E sapecou: “Estou morrendo entre dois ladrões, tal como Cristo ao ser crucificado.”  

Em 1840, o francês Louis Compte fez as primeiras fotos do Brasil. O adolescente dom Pedro II se impressionou e logo tratou de encomendar uma máquina.  

O capitão inglês James Cook não teve boa impressão das mulheres cariocas em 1768. “Na cidade não há uma única mulher honesta.”  

A palavra bonde surgiu de bonds (bônus em inglês), bilhetes que davam direito a cinco viagens. Mas há quem diga que derivou do nome de um empresário de Belém: James Bond. 

A primeira versão da letra do Hino Nacional surgiu em 1831. Mas, entre polêmicas políticas, só foi finalizada em 1916. Seria oficializada apenas em 1922, quase cem anos depois.  

O primeiro Código Civil, de 1916, determinava: “A mulher é relativamente incapaz.” Além disso, elas precisavam de autorização do “chefe” (marido) para trabalhar. 

A abolição da escravidão teve apenas dois artigos: art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil; art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário. 

Em 1864, foram criados os  Voluntários da Pátria para quem quisesse se alistar na Guerra do Paraguai. Pouca gente quis. A malandragem imperou para fugir das batalhas.

Francês sequestra o Rio e só devolve após receber resgate
O ano era 1711. O corsário francês René Duguay-Trouin chegou ao Rio com um plano de sequestro, digamos, ambicioso: queria a cidade toda. Na missão, a serviço da coroa francesa, 18 navios com 700 canhões, além de seis mil homens. A população fugiu em disparada. Os franceses levaram tudo o que encontraram. Só devolveriam dois meses depois, após receber uma alta quantia em dinheiro e objetos valiosos. O povo teve que se unir para pagar o resgate.

 

Fonte: Almanaque Brasil

 

Por: DetetivesDaHistoria

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s