Invenção da Semana – A Internet

 

A invenção desta semana vem hoje, nesta sexta-feira, 12 de Abril, o último de nossos posts semanais e também o derradeiro do blog, o ano letivo de 2012/2013 está chegando ao final e com isso os Detetives da História agradecem ao professor Daniel Diniz pela oportunidade de trabalhar em um blog, saber mais sobre a nossa história através da internet e a experiência do processo de conscientização histórica que desenvolvemos através do ano letivo.

A nossa última invenção não poderia ser outra, sem esta invenção não poderia haver este blog, a invenção mais famosa da humanidade, em quase todas as casas do planeta esta invenção está presente, ela revolucionou o comércio, a comunicação, a globalização, a humanidade.

Enfim o nosso último e derradeiro quadro semanal é sobre o vício do mundo contemporâneo, a internet.

 

 

A internet está presente na vida de milhares de brasileiros e a cada dia ganha novos adeptos, mas quando foi que a internet começou no Brasil? Veremos um breve comentário da História da Internet no Brasil. Na verdade a internet como a conhecemos hoje não foi inventada, ou seja, não houve um projeto para isto. O que aconteceu foi que de um projeto base ela evoluiu e chegou onde está hoje.

O projeto base que eu me referi foi chamado de ARPANET em 1969 da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este projeto ocorreu durante a guerra fria entre Estados Unidos e União soviética. Com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus.

A idéia foi criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois ser remontado no destinatário. Isto funciona assim até hoje, quando você manda um email por exemplo, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e são enviados separadamente ao destinatário, quando todos os pacotes chegam a mensagem é remontada como originalmente e entregue ao destinatário.

Mas até aqui a internet era apenas computadores ligados em computadores e algumas formas de trocas de informações. Até esse ponto, podemos dizer que a internet foi inventada e controlada pelo governo mericano.

Internet e o protocolo TCP IP

Em seguida os cientistas Vinton Cerf e Bob Khan criaram o TCP IP que nada mais é do que um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.

Em seguida a idéia foi incorporada às universidades e mais tarde o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire – Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, criaram a World Wide Web ou WWW. Nascia ai a Web como nós a chamamos.

A web foi um ambiente onde as pessoas pudessem copartilhar arquivos no formato HTML e outras pessoas pudessem acessá-los através de um browser ou navegador, como o Internet Explorer, por exemplo.

internet web www

Quando a internet foi inventada

A internet nos anos 60 e 70. A web de Tim Berners-Lee foi inventada em 1989 e portanto em 2011 completou 22 anos.

Internet ou web?

Internet é rede rede mundial de computadores, é o projeto mais antigo e não foi necessariamente inventado, mas evoluindo pouco a pouco.

Web é a plataforma criada por Tim Berners-Lee e é o local onde navegamos. Este texto que você está lendo está disponível na web e pode ser acessado pela internet, entendeu?

Tim Berners-Lee, o inventor da web

Tim Berners-Lee esteve no Brasil em 2009 participando de um evento em São Paulo chamado Campus Party. Ele atualmente trabalha no W3C, órgão que coordena o desenvolvimento de tecnologias e padrões para a web. Além do W3C ele é pesquisador do MIT e professor de ciência da computação na Universidade de Southampton.

Outras importantes contribuições de Tim Berners-Lee foram a linguagem HTML e o protocolo HTTP.

Internet no Brasil

A internet começou no Brasil em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), tudo era ainda muito experimental, mas foi o inicio da pesquisas brasileiras.

Em dezembro de 1994 a Embratel lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.  E depois em 1995 com a  iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi feito a abertura ao setor privado para exploração comercial da população brasileira.

No final da década de 90 houve a criação da chamada bolha da internet, onde diversas empresas investiram muito dinheiro apostando na internet como forma de comércio eletrônico. O negócio não deu muito certo e pouco tempo depois houve o estouro da bolha onde muitas empresas e sites tiveram que encerrar suas operações.

Desde seu início no Brasil até os dias atuais, muita coisa mudou, a velocidade, a forma de acesso e naturalmente a sua popularidade.

 

Fonte: LuisBlog.br

 

Por: DetetivesDaHistoria

 

Os detetives:

– Laís Emanuele

– Lucas Fortes

– Rodrigo Galante

-Tayenne Luna

– Yara Miranda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s